Simplificação da Matéria de História

27-04-2013 20:54

 

Simplificação da Matéria de História

A história está dividida em períodos, assim torna-se mais fácil estudar as pessoas que viviam nesse tempo e assim compreendermos melhor o nosso presente e antecipar alguns aspetos do nosso futuro.

 

PALEOLÍTICO

O Paleolítico, quer dizer pedra lascada ou antiga, é o período onde apareceram os primeiros homens. Estes apareceram no continente africano e espalharam-se pelo resto do mundo. Estas pessoas para sobreviverem recolhiam o que a natureza lhes dava, frutos, raízes, sementes, animais mortos. Mais tarde começaram a caçar pequenos animais e com o tempo e com novas armas foram caçando animais cada vez maiores. As principais atividades destas primeiras comunidades eram a caça, a pesca e a recolha de alimentos. Quando não havia mais comida eles mudavam de sítio, este tipo de vida chama-se de nomadismo, assim um nómada é uma pessoa que anda de local em local.

Os principais objetos deste tempo estão ligados à caça e pesca.

 

 

NEOLÍTICO

Neolítico quer dizer pedra polida ou nova, é o período histórico a seguir ao Paleolítico. As principais comunidades do Neolítico vão surgir junto aos rios, as mais importantes são no Egito, na Mesopotâmia, no Vale do Indo e no Rio Amarelo.

Neste tempo apareceu a agricultura e a pastorícia (a criação de animais), estas atividades permitiram ao homem viver no mesmo sítio, isso chama-se de sedentarismo. Os homens deixaram de procurar comida, pois esta encontrava-se ao lado das suas casas, nasceram assim as primeiras aldeias. Cada pessoa tinha a sua tarefa, apesar de a maioria serem agricultores e pastores, surgiram novas atividades como a cerâmica, a tecelagem e cestaria.  Vai ser um período de muitas invenções e de grande crescimento.

 

TAREFAS

1.1

Copia o que acabaste de ler.

1.2

O que é que faziam os primeiros homens para sobreviver?

1.3

Quando faltava comida o que é que os homens do paleolítico faziam?

1.4

Indica quatro objetos usados no Paleolítico.

1.5

Onde é que surgiram as primeiras comunidades do Neolítico?

1.6

O que é o sedentarismo?

1.7

Onde é que moravam os agricultores e pastores?

1.8

Refere 4 atividades que os homens do Neolítico faziam.

1.9

Preenche o quadro que compara o Paleolítico com o Neolítico.

 

Civilizações Pré-Clássicas

Heranças das Civilizações Pré-Clássicas

Egito

Mesopotâmia

Hebraica

Fenícia

•                      * Arte

•                      * Matemática

•                      * Escrita

•                      * Medicina

•                      * Escrita

•                      * Metalurgia

•                      * Cidades

•                      * Roda

A Religião Judaica é a primeira religião monoteísta ou seja acredita num só Deus

•                      * Moeda

•                      * Alfabeto

•                      * Comércio

 

A Civilização Egípcia, é uma das culturas mais conhecidas e misteriosas da História. O rio Nilo é sem dúvida o coração e o motor do Egito, sem ele o país tornava-se num deserto ou seja morria. As cheias nos meses de maior calor eram a grande riqueza do país, quanto maior fosse a cheia melhor viveriam os egípcios nesse ano. Quase todas as atividades dependiam deste grande rio, a agricultura, a criação de gado, a cerâmica, a construção de barcos, a caça, a pesca. O Nilo era a principal via de transporte e de comunicação do Egito, o comércio dependia das águas e dos canais deste rio.

A pessoa mais importante do Egito chamava-se de Faraó, era muito mais que um rei, para além de mandar no país, ele também era considerado um Deus (via tudo, ouvia tudo e sabia de tudo). Ele tinha todos os poderes ou seja tinha o poder absoluto. Os egípcios estavam divididos em privilegiados (Faraó e a sua família, sacerdotes e escribas) e não-privilegiados (artesãos, camponeses e escravos), os primeiros tinham quase todos os direitos e poucos deveres. Era uma sociedade injusta pois só os camponeses e os artesãos é que pagavam impostos.

Os egípcios eram muito religiosos e tinham muitos deuses (Politeísmo). Eles acreditavam na vida depois da morte, na vida eterna e para que o corpo não apodrecesse, eles faziam o processo de mumificação e assim o corpo mantinha-se intacto.

Esta civilização foi muito importante porque nos deixaram conhecimentos matemáticos, inventaram a escrita hieroglífica (a segunda escrita mais antiga do mundo), conhecimentos médicos por causa da mumificação e a sua Arte (pirâmides, estátuas, etc).

 

TAREFAS

2.1

Copia o que acabaste de ler.

2.2

Quais eram as principais civilizações Pré-Clássicas?

2.3

Porque é que o Rio Nilo era importante para o Egito?

2.4

Quem era a pessoa mais importante do Egito? Porquê?

2.5

Quais eram os direitos e deveres dos privilegiados no Egito?

2.6

O que é o politeísmo?

2.7

Qual é o objetivo da mumificação?

2.8

Refere 4 heranças da Civilização egípcia.

 

Civilizações Clássicas

As principais heranças das Civilizações Clássicas

 

Grécia

 

Roma

• 

•                      * Democracia

•                      * Jogos Olímpicos

•                      * Teatro

•                      * Filosofia

•                      * Arte e arquitetura

•                       

 

* Língua – O Latim deu origem ao Português

* As leis – Direito Romano

* Religião – Roma é a sede do Catolicismo

* Conhecimentos de Engenharia – Pontes, aquedutos, termas, teatros

*Estradas

 

 

A Civilização Grega

A Civilização grega e a Civilização Romana são a base da Cultura da Europa e dos Estados Unidos (cultura ocidental), as suas heranças ainda hoje são fundamentais para as nossas vidas.

A Grécia naquele tempo não estava unida, cada cidade grega era independente, funcionava como se fossem um país, com a sua administração, as suas leis e o seu próprio exército. Estas cidades chamavam-se de Pólis ou Cidades-Estado. As duas cidades mais importantes eram Esparta e Atenas, a primeira era mais violenta e militar e a segunda mais preocupada com a cultura e a arte.

A cidade de Atenas era constituída por três grupos de pessoas: os cidadãos, os metecos e os escravos. Para se ser cidadão têm de se ter ou ser: homem; ter mais de 20 anos, ter cumprido o serviço militar e ter pai e mãe ateniense. Os cidadãos eram os únicos que podiam votar, ser votados, ter terras e casas, enquanto o seu único dever era cumprir o serviço militar. Todos os cidadãos eram iguais, ricos e pobres tinham os mesmos direitos e deveres. Os metecos eram estrangeiros que viviam na cidade com poucas vantagens e muitas obrigações e os escravos eram objetos animados que realizavam todo o tipo de tarefas e sem qualquer direito e com todos os deveres.

Os atenienses criaram uma nova forma de governação, a Democracia, aqui a maioria dos cidadãos escolhia quem governava a cidade. Esta forma de governo provocou uma grande revolução porque todos os cidadãos podiam escolher os seus governantes e ser eleitos para dirigir a cidade de Atenas. Para evitarem a corrupção e impedir o poder absoluto, os vários poderes vão ser divididos.

Poderes:

Poder executivo

Executa as leis

Poder legislativo

Faz as leis

Poder judicial

Julga e verifica as leis

 

Apesar da Democracia Ateniense ter sido muito importante, ela tinha vários aspetos negativos (limitações), como por exemplo o impedimento das mulheres e os estrangeiros de votarem, a pena de morte ou expulsão (Ostracismo) para quem tivesse ideias diferentes e a existência da escravatura. Mas não há dúvida que esta forma de governo serviu de exemplo para todos os países e culturas, foi a primeira vez que todos os cidadãos ricos e pobres tiveram os mesmos direitos e deveres.

A cultura da Grécia Antiga é considerada a base da cultura da civilização ocidental. A cultura grega influenciou os romanos, que a divulgou em várias partes da Europa. A civilização grega antiga teve influência na linguagem, na política, na educação, na filosofia, no teatro, nas ciências (História, Geografia, Matemática, Física), na medicina, na tecnologia, na literatura, na arte e na arquitetura moderna.

 

 

TAREFAS

3.1

Copia o que acabaste de ler.

3.2

Quais são as civilizações Clássicas?

3.3

Como é que estava organizada a Grécia Antiga?

3.4

O que é uma Pólis ou Cidade-Estado?

3.5

Quais eram as Pólis mais importantes da Grécia?

3.6

Indica os grupos sociais da cidade de Atenas.

3.7

Quais eram os direitos e deveres dos cidadãos?

3.8

O que era um escravo para os atenienses?

3.9

Como se chamava a forma de governo criada pelos atenienses?

3.10

Quem é que dirigia a cidade de Atenas?

3.11

Como se chamam os vários poderes de governo nesta cidade?

3.12

Qual é a função de cada poder?

3.13

Refere três imperfeições da Democracia ateniense.

3.14

Indica duas razões para a Democracia ateniense ter sido importante.

3.15

 

Quais foram as heranças que os gregos nos deixaram?

 

 

A Civilização Romana

Roma de uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores e mais importantes impérios que alguma vez existiu no mundo. Os romanos foram conquistando todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo, passaram a chamá-lo de Mar Nosso (Mare Nostrum). Com um exército bem preparado e organizado os romanos foram vencendo todos os povos que viviam junto deste Mar.

Como é que os romanos uniram um Império tão grande e tão diferente? Eles conseguiram unir regiões tão diferentes através de várias maneiras: do exército, do direito (leis), do Imperador, das estradas e da língua (o latim).

Os soldados romanos conquistavam e dominavam os outros povos. Depois ficavam nessas zonas para manter a paz e a segurança das populações. Quando se reformavam, a maioria dos soldados ficavam nesses lugares onde casavam com mulheres dessas zonas. Depois os seus filhos eram educados à maneira romana.

As estradas romanas uniam todos os territórios e províncias do Império Romano. Porque é que os romanos construíram tantas estradas? Uma das razões era para que os exércitos chegassem mais depressa aos locais que tivessem a ser atacados e também eram importantes para o comércio de produtos entre as várias cidades do Império Romano. Quando as pessoas dizem que “Todos os caminhos vão dar a Roma, quer dizer que todas as estradas foram feitas para chegar à principal cidade do Império.

O Latim, vai ser a língua que vai unir todas as zonas do Império. O Latim é como hoje em dia o inglês, servia para todas as pessoas do mundo comunicarem. Esta língua vai ser utilizada durante 1500 anos, principalmente na Idade Média. O latim deu origem a várias línguas atuais, o português, o castelhano, o francês, o italiano e o romeno.

As leis romanas vão unir os vários povos dominados pelos romanos, as leis eram iguais em todos os lugares do Império. Estas leis estavam tão bem construídas que ainda hoje são a base do Direito Português.

Todas as pessoas do Império conheciam a face do Imperador. A imagem dele encontrava-se em todos os lugares (moedas, estatuetas, etc). Ele era mais que um rei, era um Deus, a imagem dele encontrava-se em todos os templos e tinha de ser adorado como tal. O Imperador tinha o poder absoluto, (liderava os exércitos, mandava nas finanças, executava as leis e ainda era um Deus).

 No topo da sociedade romana encontrava-se o Imperador, como já leste, ele tinha todos os poderes. As pessoas pertenciam a cada grupo pela riqueza que tivessem, pode-se dizer que é o dinheiro que manda na sociedade. Os privilegiados faziam parte da Ordem senatorial (senadores) e da Ordem equestre e os não privilegiados eram os restantes. A plebe era constituída pelos soldados, comerciantes, artesãos e camponeses. Muitas vezes os donos libertavam os seus escravos pela fidelidade que eles tivessem demonstrado durante toda a vida. Os escravos eram objetos dos grupos sociais mais ricos.

As cidades eram muito importantes para os romanos, construíram canalizações, aquedutos, estradas, pontes, termas, fóruns, teatros, anfiteatros e monumentos. A construção destas infraestruturas obrigou os romanos dominarem conhecimentos de engenharia e a utilização de novas tecnologias. Todas as cidades do Império Romano copiavam Roma, esta era a cidade modelo.

A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos "copiaram" e divulgaram muitos dos aspetos da arte, pintura e da arquitetura grega.

Dos romanos, herdámos uma série de caraterísticas culturais. O direito romano, o latim, os conhecimentos de engenharia, a arte, as estradas são algumas das heranças que ainda hoje utilizamos. 

 

 

TAREFAS

4.1

Copia o que acabaste de ler.

4.2

Em que é que se tornou a cidade de Roma?

4.3

Como é que os romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo?

4.4

Porquê?

4.5

Como é que os romanos conseguiram unir regiões tão diferentes?

4.6

Indica os elementos de unificação do Império Romano.

4.7

Identifica as três tarefas realizadas pelo exército para unificar o Império Romano.

4.8

Como se chamava a língua dos antigos romanos?

4.9

Qual era a importância do latim para unificar o Império Romano?

4.10

Identifica a importância do latim para os nossos dias.

4.11

Refere a importância do direito romano para os nossos dias.

4.12

Indica os vários poderes do Imperador.

4.13

Identifica os grupos sociais romanos.

4.14

Refere quatro construções que todas a cidades do Império Romano tinham..

4.15

 

Quais foram as heranças que os romanos nos deixaram?

 

O Cristianismo Primitivo

    O Cristianismo vai ser a segunda religião monoteísta (monoteísmo -acreditar num só Deus). Esta religião baseia-se nos ensinamentos de Jesus Cristo e no Antigo Testamento (Religião Hebraica). O cristianismo é a maior religião do mundo, tem aproximadamente 1,9 bilhões de seguidores em todo o mundo.

Jesus Cristo deve ter nascido por volta do ano 6 A.C., na cidade de Belém, na Judeia (Palestina). Ele é uma das figuras mais importantes da História Mundial, as suas ideias ainda hoje são seguidas e estudadas. A mensagem de Cristo defendia o Amor, amar todas as pessoas mesmo as qua não gostam de nós; a Tolerância, está ligada à palavra perdão, desculpar todos os que nos magoam; a Paz, é acreditar que não devemos agir violentamente mesmo quando atacados, dar a outra face; a Igualdade, para Jesus todas as pessoas são iguais espiritualmente, ricos, pobres, judeus, romanos, bárbaros, portugueses, cabo-verdianos; a Crença na Vida Eterna, os cristãos acreditavam no céu, acreditavam que a vida na terra era uma passagem e o que era importante era a vida com Deus; era uma mensagem Universal, todos podiam ser cristãos, portugueses, chineses, brasileiros, etc.

Os primeiros cristãos vão ser perseguidos pelos romanos pois recusavam-se em adorar o Imperador, ser cristão nessa altura é ser fora-da-lei, criminoso. Estas perseguições vão durar quase três séculos e só terminam com o Imperador Constantino e com o Édito de Milão, 313 D.C., lei que tornava o Cristianismo uma religião permitida no Império Romano. No final do século IV, o cristianismo vai tornar-se a única religião legal no Império Romano, todas as outras vão ser proibidas.

 

     

TAREFAS

5.1

Copia o que acabaste de ler.

5.2

Qual é a segunda religião monoteísta?

5.3

Em que é que se baseia a religião cristã?

5.4

Onde é que viveu Jesus Cristo?

5.5

Indica os principais ideais do Cristianismo.

5.6

Porque é que os cristãos eram perseguidos pelos romanos?

5.7

Quando é que os cristãos deixaram de ser perseguidos pelos romanos?

     

 

As invasões Bárbaras

 

No final do século IV (quatro), o Império Romano vai dividir-se em duas partes, o Império Romano do Ocidente (com capital em Roma) e o Império Romano do Oriente (com capital em Constantinopla).

Como é que os romanos uniram um Império tão grande e tão diferente? Eles conseguiram unir regiões tão diferentes através de várias maneiras: do exército, do direito (leis), do Imperador, das estradas e da língua (o latim).

Os soldados romanos conquistavam e dominavam os outros povos. Depois ficavam nessas zonas para manter a paz e a segurança das populações. Quando se reformavam, a maioria dos soldados ficavam nesses lugares onde casavam com mulheres dessas zonas. Depois os seus filhos eram educados à maneira romana.

As estradas romanas uniam todos os territórios e províncias do Império Romano. Porque é que os romanos construíram tantas estradas? Uma das razões era para que os exércitos chegassem mais depressa aos locais que tivessem a ser atacados e também eram importantes para o comércio de produtos entre as várias cidades do Império Romano. Quando as pessoas dizem que “Todos os caminhos vão dar a Roma, quer dizer que todas as estradas foram feitas para chegar à principal cidade do Império.

O Latim, vai ser a língua que vai unir todas as zonas do Império. O Latim é como hoje em dia o inglês, servia para todas as pessoas do mundo comunicarem. Esta língua vai ser utilizada durante 1500 anos, principalmente na Idade Média. O latim deu origem a várias línguas atuais, o português, o castelhano, o francês, o italiano e o romeno.

As leis romanas vão unir os vários povos dominados pelos romanos, as leis eram iguais em todos os lugares do Império. Estas leis estavam tão bem construídas que ainda hoje são a base do Direito Português.

Todas as pessoas do Império conheciam a face do Imperador. A imagem dele encontrava-se em todos os lugares (moedas, estatuetas, etc). Ele era mais que um rei, era um Deus, a imagem dele encontrava-se em todos os templos e tinha de ser adorado como tal. O Imperador tinha o poder absoluto, (liderava os exércitos, mandava nas finanças, executava as leis e ainda era um Deus).

 No topo da sociedade romana encontrava-se o Imperador, como já leste, ele tinha todos os poderes. As pessoas pertenciam a cada grupo pela riqueza que tivessem, pode-se dizer que é o dinheiro que manda na sociedade. Os privilegiados faziam parte da Ordem senatorial (senadores) e da Ordem equestre e os não privilegiados eram os restantes. A plebe era constituída pelos soldados, comerciantes, artesãos e camponeses. Muitas vezes os donos libertavam os seus escravos pela fidelidade que eles tivessem demonstrado durante toda a vida. Os escravos eram objetos dos grupos sociais mais ricos.

As cidades eram muito importantes para os romanos, construíram canalizações, aquedutos, estradas, pontes, termas, fóruns, teatros, anfiteatros e monumentos. A construção destas infraestruturas obrigou os romanos dominarem conhecimentos de engenharia e a utilização de novas tecnologias. Todas as cidades do Império Romano copiavam Roma, esta era a cidade modelo.

A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos "copiaram" e divulgaram muitos dos aspetos da arte, pintura e da arquitetura grega.

Dos romanos, herdámos uma série de caraterísticas culturais. O direito romano, o latim, os conhecimentos de engenharia, a arte, as estradas são algumas das heranças que ainda hoje utilizamos. 

 

TAREFAS

4.1

Copia o que acabaste de ler.

4.2

Em que é que se tornou a cidade de Roma?

4.3

Como é que os romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo?

4.4

Porquê?

4.5

Como é que os romanos conseguiram unir regiões tão diferentes?

4.6

Indica os elementos de unificação do Império Romano.

4.7

Identifica as três tarefas realizadas pelo exército para unificar o Império Romano.

4.8

Como se chamava a língua dos antigos romanos?

4.9

Qual era a importância do latim para unificar o Império Romano?

4.10

Identifica a importância do latim para os nossos dias.

4.11

Refere a importância do direito romano para os nossos dias.

4.12

Indica os vários poderes do Imperador.

4.13

Identifica os grupos sociais romanos.

4.14

Refere quatro construções que todas a cidades do Império Romano tinham..

4.15

 

Quais foram as heranças que os romanos nos deixaram?