Chegada à Índia e ao Brasil

28-05-2012 20:53

 

Chegada à Índia

  • Quando D. João III morreu estava dobrado o Cabo da Boa Esperança, assinado o Tratado de Tordesilhas e preparada a armada que deveria chegar à Índia.

 

  • O seu sucessor e primo, D. Manuel I, continuou a apoiar o plano de chegar à Índia. Assim, em 1498, Vasco da Gama desembarcou em Calecute, na Índia.

 

  • A descoberta do caminho marítimo para a Índia permitiu estabelecer a ligação por mar e comercial entre a Europa e o Oriente, através da rota do cabo.

 

Chegada ao Brasil

  • D. Manuel I resolveu enviar à Índia uma nova armada comandada por Pedro Álvares Cabral para tentar impor a presença portuguesa no Oriente.

 

  • Devido a um desvio não explicado, em 1500 a armada desembarcou em Porto Seguro, no Brasil. Assim este foi oficialmente descoberto.

 

Não se sabe ao certo se a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil se deve ao acaso, tendo sido uma tempestade que levou até lá os seus navios, desviando-os da rota inicialmente prevista, ou se foi intencional, porque os portugueses já teriam realizado viagens na zona do Atlântico Sul. Com este último se explica a insistência de Portugal em conseguir que no Tratado de Tordesilhas que este território ficasse incluído na parte portuguesa.