A Revolução do século XIV

28-05-2012 20:44

Apesar das medidas aplicadas a crise agravou-se devido às guerras desastrosas em que D. Fernando I se envolveu com Castela. Depois da sua derrota foi assinado o Tratado de Salvaterra de Magos. Este tratado explicava o casamento de D. Beatriz, filha de D. Leonor de Teles e de D. Fernando I, com o rei D. João I de Castela. A independência de Portugal parecia salvaguardada, pois seria o primeiro filho de D. Beatriz a herdar o trono português. D. Leonor ficaria regente até este assumir o trono.

 

  • Em 1383, com a morte de D. Fernando, foi aclamada D. Beatriz como rainha de Portugal e D. Leonor de Teles como regente, pois ainda não havia descendência. Registaram-se então tumultos em muitas cidades e vilas, pois a maioria do povo estava descontente e temia a entrega do reino a Castela.

 

  • Preparou-se então um golpe de estado, para afastar a regente e matar o seu conselheiro, o conde Andeiro. Foi escolhido D. João, Mestre de Avis para comandar o plano.

 

  • D. Leonor fugiu para Santarém, onde pediu auxilio ao seu genro, rei de Castela. O povo aclamava o Mestre de Avis como “Regedor e Defensor do Reino”, e rebelião alastrou a todo o país dividindo a população.

 

  • Em 1384, o rei de Castela invadiu Portugal e cercou a cidade de Lisboa. Contudo os habitantes da cidade resistiram e o cerco foi levantado, quando um surto de peste atacou as tropas. Neste mesmo ano o exército português, comandado por Nuno Álvares Pereira, saiu vitorioso contra os Castelhanos, na Batalha dos Atoleiros.

 

Em 1385, as Cortes de Coimbra aclamaram D. João, Mestre de Avis, rei de Portugal. O rei de Castela invadiu de novo Portugal com um numeroso exército. Foi derrotada por D. João na Batalha de Aljubarrota. O exército português auxiliado pelos ingleses, utilizou a táctica do quadrado para vencer e afastar o perigo da perda de independência, mas só em 1411 a paz com Castela foi assinada.