A Descoberta dos Arquipélagos Atlânticos
28-05-2012 20:50
Descoberta do Arquipélago da Madeira
- Em 1419, uma expedição portuguesa comandado por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira desembarcou primeiro em Porto Santo e depois na Madeira.
- O Infante D. Henrique mandou dividi-las em capitanias, sendo nomeado, para cada uma delas, um capitão-donatário.
- A nível do aproveitamento económico, os novos habitantes não só aproveitaram os recursos naturais - madeira e plantas tintureiras - como introduziram novas culturas - trigo e cana-de-açúcar. Desenvolveram - se igualmente, a pesca e a criação de gado.
Descoberta do Arquipélago dos Açores
- Em 1427, Diogo de Silves, num desvio em busca de ventos favoráveis, encontrou a ilha de Santa Maria, depois a de S. Miguel e, sucessivamente, as cinco ilhas que constituem o grupo central do arquipélago dos Açores. Só mais tarde foram descobertas as duas ilhas do grupo ocidental.
- Nos Açores também se utilizou o processo de ocupação por capitanias. A nível do aproveitamento económico, começou a fazer-se o cultivo do trigo e das plantas tintureiras (urzela e pastel) e desenvolveu-se a pesca e a criação de gado.
- A situação geográfica e os recursos naturais dos arquipélagos da Madeira e dos Açores deram-lhes grande importância estratégica: era lá que os barcos das rotas de África e, depois, da Índia faziam escala, a fim de se abastecerem de produtos frescos.