A Ascensão Económica e Colonial da Europa do Norte
A Abertura dos Mares
- Portugal e Espanha defendiam a política do mare clausum (mar fechado), porque queriam manter o domínio exclusivo da navegação nos mares recém-descobertos. A Holanda, a Inglaterra e a França queriam ter livre acesso a esses mares, disputando o comércio colonial e lutando por um mare liberum (mar aberto).
O Império Holandês
- A partir de finais do século XVI, os holandeses começaram a impor o seu domínio nos mares, conseguindo o domínio do comércio internacional durante quase todo século XVI. Para tal contribuíram:
- uma bem organizada e poderosa frota marítima, que os tornou os principais intermediários entre o Norte e o Sul da Europa;
- a tolerância política e religiosa das Províncias Unidas, permitiu a entrada de capitais estrangeiros levados, especialmente, pelos cristãos-novos perseguidos pela Inquisição nos países ibéricos;
- a existência de uma burguesia forte e empreendedora, que investia os seus lucros em novos negócios;
- a criação de companhias de comércio, Companhia das Índias Orientais e Companhia das Índias Ocidentais, que se impuseram nas áreas controladas pelos países ibéricos;
- a crise do império espanhol devido à reduzida quantidade de prata americana.
O Império Inglês
- A Inglaterra era, por tradição, um país de intensa actividade marítima, favorecida pela sua situação geográfica. Vai sendo disputado o comércio colonial a Portugueses e Espanhóis com:
Vocabulário:
Capitalismo comercial - acumulação de capitais provenientes dos lucros da actividade comercial e que, na sua grande maioria, eram de novo investidos no comércio.
Acções - títulos a cujo valor correspondia uma pequena fracção de capital, podendo ser comprados por investidores anónimos.
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a fundação das primeiras colónias inglesas na costa atlântica da América do Norte:
- a guerra de corso, praticada contra as armadas ibéricas e incentivada pela Coroa inglesa no século XVI;
- a ocupação territorial, no século XVII.
Com tudo isto, deu-se um desenvolvimento do comércio marítimo por parte da Inglaterra.
- Em 1651, os ingleses fizeram publicar o Acto de Navegação:
- só barcos ingleses podem transportar produtos coloniais para a Inglaterra;
- barcos estrangeiros só podem transportar produtos do seus países para a Inglaterra.
Isto deu origem à perde de hegemonia do comércio holandês e ao domínio dos mares pela Inglaterra.