- O Renascimento e a formação da mentalidade moderna.
A afirmação do expansionismo europeu.pdf (1,5 MB)
OS NOVOS VALORES EUROPEUS
2.1 – O renascimento e a formação da mentalidade moderna:
Renascimento: (nascer de novo)
Movimento literário, artístico e filosófico inspirado na Antiguidade Clássica, iniciado no séc. XV na Itália, que colocava o Homem no centro das atenções.
Este movimento iniciou-se em Itália mas rapidamente se estendeu à França, à Inglaterra e à Espanha.
A Europa, nos séculos XV e XVI, despertou para um mundo novo, valorizando a vida e o Homem. Os novos valores – o individualismo, o espírito crítico, a curiosidade científica - vão gerar uma nova mentalidade, fundamentada na valorização do Homem.
Ö Factores que deram origem ao Renascimento:
1. Prosperidade (desenvolvimento) económica das várias cidades comerciais italianas (Florença, Génova e Veneza) que competiam económica e culturalmente entre si.
2. Proximidade da Antiguidade Clássica. Vestígios, ruínas, livros e obras de arte gregos e romanos.
3. Existência de um forte mecenato exercido por senhores laicos e eclesiásticos, principalmente pelas famílias Médicis e Sforza.
4. Rejeição da cultura medieval: criação de universidades, bibliotecas e academias (texto da pág. 69)
MECENATO:
Protecção dada a intelectuais e artistas por homens ricos
Este termo deriva de Mecenas, nome de um amigo e conselheiro do imperador romano Augusto, que desenvolveu um papel notável na protecção das artes e das letras.
CARACTERÍSTICAS DA MENTALIDADE RENASCENTISTA:
1. ANTROPOCENRISMO- o homem como centro de atenções e de estudo.
Antropos + centrismo (Renascimento) |
= |
Teo + centrismo (Medieval) |
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Homem |
Centro |
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Deus |
2. HUMANISMO – valorização do Homem através da inspiração nos modelos clássicos (até aí o homem estava ao serviço de Deus)
3. INDIVIDUALISMO – interesse do Homem por si próprio, desejo de fama e glória.
4. CLASSICISMO – inspiração nos modelos clássicos greco-romanos.
5. NATURALISMO - estudo da natureza baseada na observação e na experiência.
6. ESPÍRITO CRÍTICO – recusa do dogmatismo e do saber livresco.
HUMANISMO EUROPEU:
Os humanistas eram normalmente indivíduos provenientes da burguesia com um elevado grau de cultura. Dominavam o latim e o grego e inspiravam-se nos autores greco-latinos.
Destacam-se como Humanistas no séc. XVI:
Erasmo de Roterdão (Países Baixos) – O elogio da loucura
Thomas More (Inglês)? – A utopia;
Nicolau Maquiavel (Italiano) – O Príncipe;
Miguel de Cervantes (Espanhol) – D. Quixote de la Mancha
Shakespeare (inglês) – Romeu e Julieta
Luís de Camões – Os Lusíadas
Para a divulgação dos humanistas e das suas obras muito contribuiu:
♦ A invenção da imprensa, no séc. XV, por Gutemberg.
o Vantagens: imprimir maior quantidade de livros, em menos tempo o que os tornava mais baratos, portanto mais acessíveis a um maior número de pessoas.
A AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E O DESPERTAR DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO
Naturalismo – Conhecimento da Natureza: - análise de plantas e animais;
- estudo da anatomia humana;
- estudo do Mundo;
- estudo dos astros.
Método científico: experimentalismo e sujeição ao espírito crítico de todos os dados em estudo.
ÁREAS DO SABER |
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AVANÇOS |
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♦ Astronomia |
Nicolau Copérnico – defendeu a teoria heliocêntrica contra o |
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Geocentrismo de Ptolomeu |
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♦ Medicina |
André Vesálio – estudou a circulação do sangue; |
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Ambroise Paré – desenvolveu um método de estancar hemorragias; |
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♦ Matemática |
Pedro Nunes – inventou o nónio e escreveu o livro «O Tratado da |
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Esfera» |
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♦ Geografia |
Duarte Pacheco Pereira – Esmeraldo de Situ Orbis (descreve |
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fauna e flora desconhecida na Europa bem como povos de culturas |
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diferentes) |
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♦ Botânica |
Garcia da Orta – |
escreveu Colóquios dos Simples e Drogas e |
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Cousas Medicinais na Índia – guia terapêutico – uso medicinal das |
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plantas orientais. |
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O Homem ideal do Renascimento que reuniu todos os saberes foi LEONARDO DA VINCI
A ARTE RENASCENTISTA
Surgiu em Florença, no séc. XV e foi divulgada na Europa no séc. XVI
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CARACTERÍSTICAS |
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ARTISTAS e OBRAS |
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ARQUITECTURA |
Influência greco-romana: |
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Brunelleschi – Cúpula da |
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♦ Sobreposição de ordens arquitectónicas |
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catedral de Santa Maria das |
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(dórica, jónica e coríntia); |
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Flores em Florença; |
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♦ O arco de volta perfeita; |
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Bramante |
– |
parte |
da |
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♦ O frontão; |
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Basílica de S. Pedro em |
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♦ Abóbada de berço; |
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Roma |
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Miguel Ângelo – cúpula da |
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♦ A cúpula. |
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Basílica de |
S. Pedro, |
em |
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Originalidade: |
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Roma |
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♦ Equilíbrio geométrico |
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♦ Simetria |
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♦ Horizontalidade |
(cornijas, |
frisos |
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balaustradas) |
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PINTURA |
Princípios: |
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Boticelli; |
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♦ Naturalismo: nú e paisagens naturais |
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Leonardo da Vinci |
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♦ Realismo: retrato |
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Miguel Ângelo |
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Novas técnicas: |
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Rafael |
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♦ Pintura a óleo; |
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Fra Angelico |
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♦ Composições geométricas – esquema em |
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pirâmide |
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Norte da Europa: |
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♦ Perspectiva (3ª dimensão) - profundidade |
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Jan Van Eyck |
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♦ “sfumato” – luz e sombra, sem contorno |
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Dürer |
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Novos temas: |
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Portugal: |
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♦ Religiosos; |
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♦ Mitologia; |
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Nuno Gonçalves; |
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♦ Quotidiano; |
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Grão Vasco |
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♦ Retrato |
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Gregório Lopes |
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ESCULTURA |
♦ Deixa de estar apenas associada |
à |
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Miguel Ângelo |
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arquitectura e individualiza-se. |
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Donatello |
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♦ Esculturas equestres e da figura humana |
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Ghiberti |
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com monumentalidade. |
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Portugal: |
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♦ O corpo humano é representado com |
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Diogo Pires |
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harmonia e realismo |
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Nicolau de Chanterenne |
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João de Ruão |
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Portugal: séc. XV e XVI:
Arquitectura |
♦ Mantém-se o estilo gótico: |
Edifícios manuelinos: |
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♦ Decoração ligada à Expansão: estilo Manuelino |
Torre de Belém; |
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♦ |
Estilo Manuelino: |
Mosteiro dos Jerónimos |
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o |
Elementos naturalistas (troncos, folhas, |
Janela do Convento de |
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algas, conchas e raízes) |
Cristo em Tomar |
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o Elementos Marítimos (redes, esferas e |
Edifícios renascentistas: |
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cordas) |
Casa dos Bicos; |
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o Símbolos nacionais: esfera armilar e a cruz |
Palácio da Bacalhoa |
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♦ |
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de Cristo. |
Igreja da Graça, em Évora |
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A arte renascentista chega no reinado de D. João III |
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Claustro do convento de |
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Cristo, em Tomar |
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Ilusão de profundidade (através da aplicação das leis da perspectiva)
Jogo claro/escuro
Sfumato
Utilização do óleo
Trabalho da cor
Paisagem e cenas ao ar livre
Temas religiosos e da mitologia clássica
O retrato e o auto-retrato
Organização geométrica das composições pictóricas (normalmente em pirâmide)
Pinta-se sobre tábuas de madeira, mas cada vez mais em tela e os artistas começam a assinar as suas obras
Oficina Lisboeta, 1º Quartel do séc. XVI[Cristóvão de Figueiredo e Garcia Fernandes?]
Chegada das Relíquias da Santa Autaao Mosteiro da Madre Deus c. 1518-1520,
A pintura portuguesa de quinhentos recebeu, sobretudo, influência flamenga (Bélgica e Países-Baixos). Entre os nossos grandes pintores desta época, podemos destacar Nuno Gonçalves, a quem se atribuem os Painéis de São ViGente; Vasco Fernandes, autor dos retábulos das Sés de Viseu e de Lamego; Gregório Lopes e Garcia Fernandes, que deixaram obras no Convento de Cristo, em Tomar, no de Jesus em Setúbal e na Igreja da Madre de Deus em Lisboa
https://www.ci.uc.pt/artes/6spp/frames.html
Basílica de S. Pedro, Roma
Horizontalidade
Frontões triangulares
Arcos de volta inteira
Capitéis clássicos
Cúpulas
Biblioteca , Veneza
Documentos sobre o Renascimento e respectiva Ficha de Trabalho
Power Point sobre o Renascimento