Mercantilismo

25-04-2013 19:05

 

O Mercantilismo corresponde a uma doutrina económica se afirmou na Europa colonial dos séculos XVI e XVII e que se baseava na convicção de que a riqueza e o poder de um país dependiam da quantidade de metais preciosos que esse mesmo país conseguia acumular. Dado que a grande maioria dos pagamentos internacionais se faziam, nessa altura, com ouro e prata, toda a política económica centrava os seus esforços na manutenção de uma Balança Comercial favorável de forma a que a entrada de metais preciosos para pagamento das exportações fosse superior à sua saída para pagamento das importações. Para isso eram criadas medidas restritivas às importações através de pesadas taxas alfandegárias (impostos) ou de pragmáticas (leis que poíbiam o uso de produtos estrangeiros) e em simultâneo eram fomentadas as exportações através do estimulo ao desenvolvimento da produção manufactureira nacional (criação de monopólios, Companhias comerciais, e desenvolvimento do comércio colonial). A par deste aumento do intervencionismo do Estado na regulação da produção e do comércio e no desenvolvimento de mecanismos proteccionistas da economia nacional, são também criados regimes de exclusividade nas relações comerciais com as colónias.

O mercantilismo teve a sua máxima expressão em França, facto que em grande medida se deveu a Jean-Baptiste Colbert, ministro do rei Luís XIV, razão pela qual o mercantilismo também seja conhecido como Colbertismo. As medidas implementadas por Colbert assentavam essencialmente na criação e desenvolvimento de manufacturas, quer do Estado, quer de particulares, e na criação de medidas proteccionistas dos interesses económicos nacionais através da implementação de elevadas taxas alfandegárias e da atribuição de diversos privilégios às manufacturas.

 

 


Colbert

 

O Mercantilismo em Portugal


3.º Conde da Ericeira
As primeiras mercantilistas só se concretizaram no último quartel dos século XVII com a politica económica lançada pelo Conde da Ericeira, D.Luís de Meneses.Foi neste contexto de crise que se ensairam, em Portugal, as primeiras medidas mercantilistas. Desenvolveram-se restrição às importações, nomeadamente com a promulgação de novas leis pragmáticas;- política de desvalorização monetária;- incentivo e protecção às industrias;- apoio ao comércio, à construção naval e à criação de novas companhias monopolistas.
A partir do século XVII os vinhos portugueses vinham a ser exportados em larga escala para os mercados ingleses. Nos finais do século XVII a Inglaterra importava mais de metade da produção vinícola portuguesa.A descoberta de minas de ouro no interior brasileiro, o abrandamento da crise comercial internacional fizeram com que a politica económica portuguesa, a fraca qualidade dos produtos portugueses, continuasse a registar um desiquilibrio na balança comercial e um fraco desenvolvimento da produção industrial. A celebração, em 1703, do Tratado de Methuen abriu o mercado interno português às manufacturas inglesas, viria a acentuar o desiquilibrio da balança comercial e o atraso no desenvolvimento manufactureiro.