Revolução Industrial.

28-02-2012 19:11

 
Revolução Industrial  
 
(Meados do séc. XVIII) – Inicia-se em Inglaterra 
Revolução Industrial: Conjunto de profundas transformações técnicas e 
económicas que tiveram início na Inglaterra, na 2ª metade do séc. XVIII e se 
alargaram a quase todos os países da Europa e da América do Norte, ao 
longo do séc. XIX. 
 
Condições da prioridade Inglesa: 
 
Políticos e Sociais: 
1.  Parlamentarismo – desde 1688, que permitia a prática do liberalismo 
(Liberalismo económico ≠ Proteccionismo económico) 
2.  Média nobreza e burguesia activas e empreendedoras,  fazendo 
aprovar leis no Parlamento  
3. Existência de mão-de-obra disponível  (aumento demográfico) 
concentrada nas cidades. 
 
Económicas:
1.  Capitais disponíveis para investimento, resultantes do comércio e de 
outras actividades.
2.  Abundância de matérias-primas, na Metrópole (hulha, ferro e lã) e 
nas colónias (algodão, madeira, etc.)
3.  Vasto mercado - interno (aumento demográfico) e externo (colónias e 
países menos desenvolvidos) 
 
Naturais:
1.  Boa rede de comunicações (portos, rios, canais, etc.) 
 
Técnicas:
1. Máquina a vapor – nova forma de energia, criada por James Watt  
2. Outros inventos na metalurgia, fiação, energia, transportes, etc. 
Conclusão: Devido a estas condições a Inglaterra foi o 1º País a iniciar a 
Revolução Industrial 
 
Sectores de arranque da Revolução Industrial:
1. Indústria Têxtil – devido à existência de matérias-primas e para dar 
resposta às necessidades de mercado 
2.  Indústria Metalúrgica – a partir de 1830- necessidade de máquinas, 
de meios de transporte e de armamento. 
 
Alterações no regime de produção:
     
 Artesão              →      Operário 
 Oficina               →       Fábrica 
 Manufactura      →       Maquinofactura 
Produção por peça     →       Produção em série  
 Aldeia                 →       Grandes cidades industriais 
 
 
 
O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉC XIX 
A Expansão da Revolução Industrial 
 
Hegemonia Inglesa:
Revolução Industrial – iniciou-se em Inglaterra na 2ª metade do séc. XVIII. 
Manteve a hegemonia até meados do séc. XIX (durante cerca de um séc.)
 Exportavam: - bens de consumo (textêis de algodão e lã). 
      - equipamentos (máquinas, navios , carris, locomotivas) 
      - tecnologias e capital para investimento em infra- 
     estruturas (vias férreas, pontes, estradas). 
 
 
Novas Potências Industrializadas: 
 França; Alemanha, E.U.A.  (No final do séc. XIX superava os países 
europeus) e Japão (final do séc. XIX) 
 Factores que favoreceram os E.U.A.: 
 - abundância de mão-de-obra (emigração) 
 - riqueza do subsolo (carvão, ferro, gás natural, petróleo, ouro e 
     prata) 
 - fertilidade dos campos 
 - desenvolvimento dos transportes (caminho de ferro) 
 - inventos técnicos – que aumentaram a produtividade 
 - investimentos de capitais 
 
Revolução nos Transportes 
-Verificou-se com a aplicação da máquina a vapor à locomotiva e ao barco.
-Fez-se a abertura dos canais de Suez (Mar Vermelho - Mediterrâneo) e 
canal do Panamá. 
-A Revolução nos transportes desenvolveu a indústria metalúrgica. 
 
Novas Fontes de Energia e Novas Indústrias 
1ª Fonte de energia – a força do vapor (séc. XVIII) 
Finais do séc. XIX:
 Electricidade                 Revolucionou Meios de Comunicação 
                                Motor eléctrico 
    Diversos inventos mudaram a vida das pessoas 
  Petróleo               motor de explosão – Primeiros automóveis 
 
2ª Revolução Industrial → Novas fontes de energia  
         → Novas máquinas 
→ Produção em série
 
 
 

LIBERALISMO ECONÓMICO
Doutrina económica que defende a liberdade de comportamentos
económicos individuais, a livre concorrência e a economia de mercado.
Impera a Lei da Oferta e da Procura:


O Liberalismo Económico conduziu ao Capitalismo Industrial e Financeiro
(Tipo de economia capitalista  em que o grande comércio e a grande
indústria estão associados ao poder dos bancos e das sociedades
financeiras).
 

 

Conclusão:  O capitalismo financeiro, resultado da associação de
interesses industriais e bancários passou a controlar a economia. 

 

 

  

 

 Maquina a vapor

 

Thomas Newcomen (1663-1729) foi um ferreiro e mecânico inglês. É considerado o pai da máquina a vapor.

Em 1712, Newcomen instalou uma máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão, em Staffordshire, na Grã-Bretanha, a primeira movida a vapor, patenteada em 1712. Posteriormente, em 1765, James Watt, mecânico escocês, aperfeiçoou o modelo de Newcomen. Este seu invento deflagrou a Revolução Industrial e serviu de base para a mecanização de toda a indústria. Em 1814, o inglês George Stephenson revolucionou os transportes com a invenção da locomotiva a vapor.